sábado, 21 de abril de 2012

Semana 9 (09/02/12 a 15/04/12) - De volta à carga!

     O bando, entrou nesta nova semana com muita vontade de retomar os seus estágios, depois de uma merecida semana de férias. E como diz o ditado: “Um bom descanso é metade do trabalho”, assim foi, a semana começava para estes portugueses com os despertadores bem cedo a darem sinal.


Para Marta e Vanessa foi o começo de um novo capítulo, estas integraram numa Campanha Educativa junto com a equipa de educadores sociais. Esta campanha Educativa, vai percorrer 21 colégios com um total de 411 alunos/as e, tem como objetivo geral,” Educar em valores, Educar em igualdade”. Este é um projeto de Intervenção Educativa a partir da Pedagogia do Cuidado, e tem como nome, “ El Juego del Bosque de la Igualdad para Aprender a Cuidar”. Esta pedagogia de cuidado é, acima de tudo, educar estas crianças e jovens em papéis de género mais igualitários, incluindo também a reciprocidade, a justiça, o compromisso, e a responsabilidade. A este género de educação, podemos também de lhe chamar uma educação em afetividade, pois é esta que vai levar estes jovens e crianças a um maior compromisso com o outro/a e com a sociedade. Esta é uma linha de trabalho na educação para a cidadania muito interessante, e pode ser esta mudança de atitudes, que venha a construir uma nova sociedade, onde a ética do cuidado seja um princípio orientador.





Para isso, é preciso começar pelas escolas, e posteriormente por nós futuros profissionais. A este propósito, estas duas estagiárias estão a explorar da melhor maneira todo este processo educativo, de um modo bastante participativo, querendo isto dizer, que já estiveram no seu primeiro colégio, “San Daniel”, encontrando-se já a fazer a preparação para o próximo.

Ainda quanto ao estágio de Marta e Vanessa, estas estiveram presentes numa reunião na Fundação Crisol, com Ana, Jorge e Gema. Esta reunião foi executada porque estes cinco portugueses querem realizar um projeto aqui na cidade de Ceuta, no dia 10 de Junho, como sabem dia de Portugal. Mas quanto a isso ainda não podemos “levantar muito o véu” pois é surpresa! Mas não se preocupem porque quando tivermos mais notícias acerca deste nosso projeto serão os primeiros a saber!

  Quanto ao estágio de fred, Ana e Mipa, estes foram pela 1ª vez ao “Centro de Internamiento de Punta Blanca”, e conheceram o director e outros profissionais bem como todo o funcionamento e instalações do centro. Este centro tem o total de 22 vagas masculinas e 2 vagas femininas sendo que estão divididos por módulos. No módulo 0 só se mantêm durante as primeiras 48 horas da sua chegada ao centro (módulo com características favoráveis ao impacto desta entrada), quanto ao módulo 1, neste estão todos os menores que chegam ao centro e que durante pelo menos 1 mês mantêm comportamentos desfavoráveis ao seu avanço no centro. Por último temos o módulo 2, em que se encontram os menores mais evoluídos e mais perto de atingir a liberdade.
  Ainda quanto aos seus estágios, estes três portugueses foram conhecer o turno da manhã (08h – 15h) acompanhando os educadores nas atividades dos rapazes da fase 1 e 2 e do módulo feminino (apoio e reforço escolar).



Pela manhã a rotina começa com o despertar dos jovens, higiene pessoal e limpeza dos quartos, depois tomam o pequeno-almoço e começam com as atividades programadas, intercaladas com um descanso aqui denominado “a hora do pátio”, uma vez que os jovens não têm capacidade de concentração que resista a mais do que 90 de aprendizagem de cariz formal. Depois do que foi antes referido, e antes do almoço, há um tempo livre no salão correspondente ao módulo em que se encontram. É também relevante referir que a rotina dentro de um centro deste género é um dos fatores mais importantes porque estes jovens carecem de regras e de hábitos que lhes imponham limites, daí a importância de cumprir horários para que quando voltem à sua vida normal já tenham uma rotina de referência.
    Este centro tem uma conotação muito negativa por parte das pessoas da Cidade e daí a perspetiva do grupo antes de chegar ao mesmo estar totalmente distorcida. Pensavam que seria uma espécie de prisão onde os jovens estavam descontrolados e o ambiente seria muito pesado mas agora com as ideias aclaradas podem dizer que o centro se parece mais com um colégio interno, com as suas normas de segurança claro está, em que o ambiente é relativamente calmo e os jovens mostram colaboração e bom relacionamento com os educadores e outros profissionais do centro.
(Por questões legais e de segurança dos menores não nos é possível revelar fotos do Centro).
  Para descontrair um pouco da azáfama do dia-a-dia, o bando na noite de quarta-feira recebeu em seu “piso” Raquel e Jesus recém-chegados de Portugal. Foi um serão muito bem passado, pois este casal estava muito entusiasmado a contar-nos como tinha corrido a sua estadia no nosso país, até que começaram a mostrar as fotos tiradas em terras lusitanas,e se gerou um clima de saudosismo, ao ver tudo o que nos era tão familiar. E como saudades só os portugueses as têm, só eles podem dizer que as sentem e bem!
   Nesta perspetiva da interculturalidade, na tarde de quinta-feira estes cinco portugueses, junto com a Martina e o Godino, foram conhecer duas novas companheiras de Erasmus, Heni y Titty,filandesas.Estas “chicas” vieram fazer as suas práticas de hotelaria aqui em Ceuta, no hotel Muralhas. Em seguida, fomos lanchar a uma pastelaria muçulmana, as já tão conhecidas por nós, “Rifas” recheadas e claro o famoso “Té Moruno”. O curioso deste encontro, foi o facto de termos sido nós a recebê-las, e a mostrar-lhes alguns pontos da cidade, pois também já estivemos desse lado. Para terminar este passeio e bem, o grupo foi à cervejaria “El descanso de los guerreros” para comer umas tapas e beber umas cervejas. Durante essa tarde, a sensação destes cincos portugueses, era de uns verdadeiros “Caballas”.







Chega assim mais um fim-de-semana, e no sábado, como já é habitual, e conhecido por vocês realizámos o nosso jantar/convívio desta 
 vez preparado por Ana. Umas pataniscas de bacalhau para entrada, filetes de pescada com arroz colorido, e ainda uns deliciosos legumes salteados a acompanharem.







No fim deste, o Fred, a Ana e a Mipa foram ter com Godino, Martina, Heni e Titty,e passaram uma noite bem divertida no “Poblado Marinero”, enquanto Marta e Vanessa ficaram em casa a preparar a sua campanha da próxima semana.

Aguardem por notícias nossas já na próxima semana!
 Boa semana!


















Sem comentários:

Enviar um comentário