domingo, 29 de abril de 2012

Semana 10 (16/02/12 a 22/04/12) - Décima carruagem!


Eis que chegou a hora de juntar mais uma carruagem ao nosso comboio Erasmus, pois é querido público, vamos acrescentar a décima carruagem, que é como quem diz, a décima semana. O nosso comboio conta já conta com uma bagagem altamente diversificada, desde descobrimentos a conhecimentos a vivências e experiências, tudo dá uma explosão de sentimentos e sensações nas nossas vidas que dificilmente iremos esquecer. Uma só palavra não resume, não explica ou define tudo aquilo que temos vindo a vivenciar. Passar por esta experiência transcende qualquer tipo de descrição mas, tentamos ainda assim, com um salteado de palavras, descrever esta nossa viagem.




Traçam-se novas rotas nos percursos dos estágios. Para Fred, Ana e Mipa, esta última semana foi direcionada ao cinema como método de intervenção. O cinema constituí um elemento educativo e formativo de primeira ordem, este é uma estratégica didáctica e inovadora que nos permite reflexionar sobre as mudanças desde o nível cognitivo ao emocional. Põe-nos “em contacto com o mundo”, despertando em nós pensamentos, sentimentos e acções que podem ir de encontro a uma mudança positiva. Pois bem, podendo ser o cinema uma ferramenta  de treino para a mudança, este três estudantes decidiram fazer uma sessão de cinema interventivo com os menores da fase 2 do “Centro de Internamiento de Punta Blanca”. Foram vários os filmes sugeridos por Keko e analisados por estes 3 estudantes que acabaram por escolher o “Gridiron Gang” para trabalhar com os menores. “Gridiron Gang” é um filme baseado em factos reais sobre um grupo de delinquentes que conseguiram uma segunda oportunidade de transformar a sua vida e que vai de encontro a algumas das problemáticas encontradas no centro.

Depois de visionarem o filme com os menores, Ana, Mipa e Fred fizeram uma sessão de debate com os menores, pode-se dizer que foi uma das experiências mais enriquecedores que os três tiveram oportunidade de vivenciar com os menores. A aprendizagem foi mútua. O cinema é seguramente um método de intervenção que desperta uma explosão de sentimentos e emoções que dão para confortar com uma possível mudança.


Ainda nesta semana, este três estagiários tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do centro, desta vez pelo turno da tarde (15h – 22h). Acompanhados por Chicho, educador do centro, percorreram todas as actividades que decorrem neste período, tais como: actividades desportivas, ateliers de apoio escolar (como informática, electricidade, carpintaria) e actividades formativas respectivas a cada um dos módulos.



Na rota dos seus estágios, Marta e Vanessa continuaram o trabalho desenvolvido até à data, retomaram a campanha educativa mas esta semana num novo colégio, “ Beatriz da Siva”. O mais curioso desta semana, foi a observação das diferenças existentes de colégio para colégio, isto é, as diversas reacções destas crianças, uma vez que a multiculturalidade é notória nas distintas turmas. Significa isto que, se esta campanha educativa é educar em igualdade ou em papéis de género mais igualitários, logo estas crianças desde cedo irão compreender e aprender a lidar com as diferentes culturas e principalmente a respeitá-las, e isso verificou-se ao longo desta semana.




A semana foi igualmente marcante pelo início do curso de “El uso de las pizarras digitales interactivas en educación”, que teve uma duração de 20h. Esta, também dominada por PDI, é um computador conectado a um projector, mostrando o sinal do computador, sobre uma superfície lisa e rígida ou não, a partir da qual se pode controlar o computador, fazer anotações manuscritas em qualquer imagem projectada e salvá-los, imprimi-los, enviá-las e exportá-los para vários formatos. A função principal desta é, portanto, controlar o computador usando esta superfície com uma caneta, o dedo em alguns casos, como se de um rato se tratasse. 


Tecnologia ou Metodologia? 


As pizarras digitales Smart, são muito utilizadas em toda a Espanha, existindo já na maioria dos colégios. Esta desenvolve ainda algumas competências, não só a nível digital, mas também linguísticas, sociais, emocionais, de autonomia, entre outras. Deste modo, estas não pertencem aos  professores mas sim aos alunos, não determina a maneira de ensinar, mas é um complemento, com os recursos que podemos utilizar.



Deixamos alguns enlaces, sobre este assunto, nomeadamente sobre o seu funcionamento, aplicações, sobre os próprios professores e o blogue onde estes colocam tudo o que é falado no curso.



Durante a semana, houve um shaker de vivências muito gratificantes para o grupo.


Pela manhã de quinta-feira, recebemos um telefonema em que nos informaram que o Luís Chaby, consejero cultural de la embajada de Portugal, se encontrava na cidade e gostaria de nos conhecer, ora, sem sabermos bem o que nos esperava fomos, no fim dos nossos estágio, ter a Fundação Crisol para o encontro com Luís. À chegada estavam os jornalistas e  fotógrafos, entrevistas aqui, fotografia acolá, toda uma recepção inesperada e um pouco estranha para nós. Conhecemos então Luís, este, juntamente com  Jesus  Fortes Amos (comissário da fundação crisol) e com José Claro (consolo de Portugal em Ceuta)  reuniram-se connosco numa sala onde pudemos dar-lhes a conhecer os nossos planos para a comemoração do dia de Portugal (10 de Junho) em Ceuta.  Foi uma reunião muito produtiva e enriquecedora para o grupo. Podemos colocar os “pés mais assentes na terra” com um parecer exterior. Mais novidades deste projecto serão desvendadas nas próxima semana, até lá acompanhem-nos : ).



Mas a quinta-feira não se ficou por aqui, de Portugal chegou Catarina e com ela uma bagagem cheia de miminhos e coisas portuguesas para o bando. É sempre bom receber um pouco de Portugal em Ceuta.



Para terminar o dia, o bando reuniu em casa Godino, Martina, Pablo, Jesus e Raquel para comemoram o aniversário da Mipa.
Uma comemoração cheia de surpresas, mimos, sorrisos e gargalhadas. São estas pequenas coisas que nos fazem sentir em casa. Fazem de Ceuta um bocadinho de Portugal. A eles temos a agradecer toda a disponibilidade e amizade que tem demostrado para connosco.







Chegou o fim-de-semana e com ele a tão esperada viajem, pois é pessoas lindas, o grupo a convite do Juanmi foi numa excursão, juntamente com este, as duas raparigas da Finlândia e quatro professores que se encontram também aqui de Erasmus, a Marrocos.











É difícil descrever a nossa viagem, é um outro mundo dentro do nosso, as ruas tão características, as pessoas, os cheiros, as coisas, tudo diferente do nosso conforto habitual. É uma aventura e tanto, os marroquinos perseguiam-nos na tentativa de nos vender coisas, as pessoas demonstravam costumes habituais na troca de receber dinheiro, tudo isto nas ruas estreitas e características da cidade.




















































Ah, tivemos ainda a oportunidade de andar um bocadinho de camelo.


Terminámos o dia com um convívio multicultural. O ponto de encontro desta vez foi em casa do Pablo (estudante de enfermaria aqui em Ceuta), juntaram-se os portugueses a Raquel e Jesus (que irão para o Porto de Erasmus em Setembro), a Martina, Godino, Heni e Tutty e passamos um final de sábado no conforto deste novos amigos.

No Domigo Godino convidou-nos para um almoço Erasmus em sua casa. Lá juntaram-se os portugueses, que levaram uma salada de bacalhau com grão (que a Ti’Nela mandou de Portugal) e um quindim para sobremesa, a Búlgara Matina, que levou uns pimentos muito típicos do seu povo, Heni e Tutty da Finlândia e toca a fazer uma troca de sabores e conhecimentos. No final, Mipa e Heni ainda tiveram uma surpresa, um bolo de aniversario feito por Marta e Godino para celebram os aniversários feitos durante a semana.










Já de barriguinha cheia, juntou-se a nós, Pablo, Raquel e Jesus e fomos todos juntos dar um passeio pela cidade. Começamos por uns miradouros a deslumbrar a cidade e acabamos à beira mar a tomar um Té Moruno e a saborear uns doces muçulmanos.





E foi assim mais uma semana deste bando de aventureiros e com isto vos deixamos.

Viajem, visitem, percorram, corram, jornadeiem, divaguem,  devaneiem, delirem, vagueiem e vão de Erasmus : )

Até já !


Sem comentários:

Enviar um comentário