quarta-feira, 7 de março de 2012

À terceira é de vez ! Semana 3 (27/2 a 04/3)

  O Bando entrou na 3ºsemana com tranquilidade e na expectativa de que esta adquiria uma outra forma. O puzzle começaria pouco a pouco, a juntar algumas das suas peças ganhando assim contornos e relevos, rumo ao começo das “Práticas”.
O início da semana, foi marcado pela nossa primeira aula de espanhol com as nossas mentoras Isa e María. Entre “días de la semana, meses del año , colores, verbos regulares” e a dificuldade na pronúncia do “Rojo”, lá fomos pouco a pouco, aperfeiçoando aquela que agora é a nossa primeira língua.

A meio da semana, para além de termos oficializado os papéis do N.I.E (Número de identificação estrangeiro), tivemos a oportunidade de fazer a nossa primeira viagem de “autobus” até à faculdade, onde fomos fazer os cartões da biblioteca e saber informações sobre as atividades do 2ºsemestre, nomeadamente do “Curso básico de Daríya” (Árabe Dialectal) e “Jornadas de iniciación al voluntariado”. Pela tarde, São pedro decidiu brindar-nos com a primeira chuva desde a nossa chegada a Ceuta, mas nem esta impediu a Marta e a Vanessa de aceitarem o convite do Godino (Enfermeiro em Ceuta) para experimentar uma aula de Salsa.


 
 Desde que chegámos que Godino se revelou muito prestável (tal como o Juami e José António), e sempre fez questão de demonstrar o seu gosto pela Cidade e pela Salsa. Tal como as nossas mentoras, sempre nos tentou convencer que quanto mais participássemos e usufruíssemos de tudo, mais conhecimento da cultura e domínio da língua teríamos, e é isso que o Bando tem feito.



 O final da semana, ficou marcado por um nervosismo miudinho e ansiedade, depois da tão esperada chamada de Juanmi a anunciar o começo da nova etapa, as “Práticas”.  No dia seguinte a Marta e Vanessa dirigiram-se ao “Centro Asesor de la Mujer”, onde foram recebidas pela “Maestra del departamiento de educación” Ana, onde tiveram uma breve contextualização sobre o aumento da população estrangeira em Espanha, nos últimos anos.
Nunca é de mais referir que grande parte da população estrangeira (maioritariamente muçulmana), que vêm para Ceuta nunca esteve numa escola, sendo analfabetos e desconhecendo totalmente o espanhol. Por isso, é necessário criar instrumentos de trabalho que facilitem a sua integração social, tanto no âmbito da escrita como da leitura, bem como conhecimentos básicos em informática, fundamentais no nosso dia-a-dia.

Por estas razões, a Marta e a Vanessa integraram assim um projeto de Alfabetização e Alfabetização Digital que terá uma duração de três meses e que será dirigido a jovens e adultos, a partir dos 16 anos e sem limite de idade.

A Ana, o Fred e a Mipa, dirigiram-se à sua instituição de estágio: Centro de Menores. Estes foram recebidos pelo Sr.López Canto (Jefe de Negociado)que os informou, que Antónia, chefe do departamento, por questões laborais não poderia recebê-los, agendando para a próxima semana o começo e esclarecimento do funcionamento das suas práticas. A Ana e o Fred receberam uma chamada para se deslocarem ao “ayuntamiento”, para assinarem o seu contrato de estágio. Mesmo não o tendo começado, rentabilizaram o seu tempo a renovar o nosso blogue, adicionando os novos link’s e criaram uma página do projeto nas redes socias (Facebook).


Depois da ansiedade vivida durante toda a semana, sobretudo durante todo o dia de Sexta-Feira, o Bando decidiu pelo final da tarde tomar café, numa rua chamada Pedro de Meneses, 1º Governador de Ceuta, e onde está um prédio com o nome “Edificio de Portugal”. Pela noite, jantámos com a Isa (nossa mentora), com o irmão Mariano e com o namorado Míguel. Fomos às “Bocatas Jose”, que para variar estava cheio e tivemos trazer a comida para casa, o que acabou por ser mais proveitoso pois comemos os tão conhecidos “Camperos de pollo” enquanto trocávamos impressões e aprendíamos mais um pouco da língua. No final mostrámos o nosso Blogue e falamos de tudo o que havíamos feito até agora.






O Sábado foi marcado, pela execução das tarefas domésticas da casa e pelo repouso geral. Para o habitual jantar comunitário, a Mipa brindou-nos com um delicioso Salteado de Legumes, que se seguiu de um momento de convívio entre o Bando ao som da música popular portuguesa. 






O final da noite terminou, para a Marta e para a Vanessa com uma festa de salsa numa discoteca da cidade onde estiveram presentes professores e alunos, para o Fred e para a Mipa acabou num convívio com a Isa e o seu grupo de amigos, enquanto a Ana ficou a descansar.








No Domingo como tem sido frequente, o grupo descansou depois da noite anterior, falou com a família através do Skype e realizou a reunião semanal.
E assim o puzzle se vai formando, e semana após semana este adquire cada vez mais vida, cada vez mais formas… A semana seguinte é sempre uma incógnita mas de certo que mais peças se irão encaixar.  Até lá …  


Sem comentários:

Enviar um comentário