sábado, 17 de março de 2012

Diversidade + Cultura = Ceuta - Semana 4 (05/03 a 11/03)

     A semana para este grupo de cinco portugueses, começou bem cedo, pelas 10 horas da manhã estávamos na faculdade, para assistir a uma conferência sobre a temática “ Erasmus”, com o “Vicerrectorado de Relaciones Internacionales y Cooperácion al Desarrolo”, que anteriormente o grupo tinha tido o privilégio de conhecer. Melhor dizendo, Juanmi fez questão de apresentar-nos no seu gabinete antes de a conferência começar. Foi muito interessante a presença do grupo, pois foi o relembrar dos objetivos que cada um de nós tem, quando decidimos rumar até à cidade de Ceuta. Deste modo, o grupo decidiu colocar alguns desses mesmos objetivos:

·        “Puedes avanzar en el estúdio de tu especialidade y comprovar distintos métodos de enseñanza;
·        Puedes ampliar tus horizontes laborales mejorando tu curriculum;
·        Puedes conocer otras culturas, conocer gentes de otros países y hacer nueves amigos;
·        Puedes disfrutar de una experiencia personal única que te ayudará a madurar;”
  
  Relativamente, ainda a esta manhã na faculdade, tivemos a oportunidade de conhecer novos colegas e, futuros estudantes de Erasmus e, coincidência, ou não, irão até terras lusitanas. A Raquel e o Jesus do Curso de Enfermagem e, Rafika de Comunicação Organizacional. De imediato nos disponibilizamos para o que precisassem, pois é o mínimo que podemos fazer, depois de todo o carinho com que fomos recebidos e que ainda continuamos a receber.


 




  A manhã de terça-feira, começava para o grupo, com algum entusiasmo e, curiosidade, pois pelas 11 horas estávamos no consulado português para uma reunião e entrevista, com o cônsul José Francisco Claro, anteriormente agendada. Foram feitas algumas questões que nós achámos pertinentes e, na sua maioria ficámos bastante agradados com as respostas dadas. Com esta reunião, mais uma vez, constatamos que os portugueses tiveram e, continuam a ter uma grande influência em Ceuta e, efetivamente é um vínculo de toda a vida e para a vida toda, que representa Portugal à mais 100 anos. 
Do mesmo modo que, a manhã tinha sido frutuosa para o grupo, a tarde não foi diferente, pois contribuímos para um trabalho sobre a Animação Sociocultural, dando assim uma entrevista escrita a Nádia.
Como o dia não poderia acabar sem boas notícias, Fred e Ana trouxeram-nos a boa nova que já teríamos o pincho (pen drive) da internet e assim brindámos ao lançamento da nossa página do Facebook.
Para Marta e Vanessa, o dia seguinte foi a oficialização dos seus estágios no Centro de Formação de Programas, de Qualificação Professional Inicial. Este primeiro dia, foi a ingressão no projeto de alfabetização inicial e digital, anteriormente referido no post. A alfabetização inicial tem como objetivo ensinar estas “Mulheres” a ler e a escrever, para que possam passar a outro nível, o de aperfeiçoamento da escrita, onde numa fase seguinte iniciar o estudo da gramática. Tendo em conta, que a primeira meta a alcançar, é o aprender a ler e a escrever para que ganhem a sua própria autonomia. A alfabetização digital, tem um nível inicial, como por exemplo, o mover do rato, para que ganhem agilidade com as mãos. Para isso existem programas com vários exercícios de alfabetização digital, com métodos muito avançados provenientes da Colômbia e Uruguai. Na pausa da manhã, houve uma troca de conhecimentos, Marta e Vanessa aprenderam algumas palavras em “ Dariya”.Tais como: Chilaba-Túnica; Sepat-Sapato; Sebnia- Lenço; Slema-Adeus; Ana-Eu; 
Sem dúvida, foi um dia muito enriquecedor para estas duas portuguesas.
Enquanto isso, Fred, Ana e Mipa encontravam-se no Centro de Menores, para uma reunião, para decidirem quando começavam os seus estágios, o seu funcionamento, horários, entre outros pontos. No entanto, não vieram de mãos vazias, cada um deles trouxe uma resma de cópias (decretos-lei), para estudarem em casa.
O dia terminou para o grupo, com um vasto contentamento, pois a página do facebook tinha chegado aos 100 gostos em menos de 24 horas !










    Dia 8 de Março! Dia Internacional da Mulher! O dia ficou assinalado pela entrega do prémio “ Maria de Eza” (que por curiosidade foi uma Mulher Portuguesa, que comandou as tropas em Ceuta durante 1 ano). O grupo fez questão de estar presente no Teatro Auditório Revellín, onde assistimos à entrega do prémio, à mulher mais nova desde sempre, “ Lorena Miranda”, campeã olímpica de polo-aquático pela Seleção Espanhola. Ficamos ainda a saber que Antónia do Centro de Menores, ganhou o prémio “Maria Eza” à 3 anos atrás.



            

A noite, terminou para Fred e Filipa numa exposição de Arte Urbana, inaugurada por um dos poucos artistas cá na cidade e, ainda responsável pela impulsão do movimento em Ceuta desta arte (graffiti).






 
O fim-de-semana, estava a chegar mas ainda tínhamos agendado para a tarde de sexta-feira, uma entrevista para a revista da faculdade “ La Margen”, com os colaboradores, Carlos Vicente e Draven. O grupo, falou sobre o sistema educativo em Portugal, um pouco sobre a “ crise” que o nosso país está a atravessar no momento e, ainda da nossa estadia aqui em Ceuta. No fim da entrevista, surgiu um convite para participarmos numa exposição fotográfica “Erasmus”, onde o grupo aceitou com muito agrado. E claro, o que não poderíamos deixar de partilhar, é que este foi o dia que ficámos oficialmente matriculados na faculdade!
  O descanso começava a sentir-se, o aroma a tranquilidade pairava sobre o nosso “ piso”. Deste modo, decidimos terminar a nossa noite com uma sessão de cinema, visualizando o filme “Extraordinary Measures”. Chegava assim, o tão desejado fim-de-semana, o grupo derreteu-se com um delicioso jantar, preparado pela  Ana, “ Frango Agridoce”.





Se ao longo, desta semana a “Mujer” foi a protagonista, também o foi no final, pois no domingo pela manhã participamos na corrida da mulher, a favor da luta contra o Cancro.

  







O resto do dia foi bastante calmo, Fred e Mipa aproveitaram para irem dar o seu primeiro mergulho nas águas do mediterrâneo, enquanto Marta, Vanessa e Ana decidiram ficar por casa, a tratar de assuntos relacionados com o estágio.







A única certeza para a semana seguinte, são os nossos estágios pela manhã, tudo o resto é um enigma...!

Sem comentários:

Enviar um comentário