segunda-feira, 28 de maio de 2012

Semana 14 (14/05/2012 a 21/05/2012) - En cartel há três meses e meio

Uma nova semana um novo post, como já se tornou hábito ao longo destes três longos meses! O início desta semana ficou assinalado pelo regresso das duas portuguesas Marta e Vanessa chegadas de terras lusas. No entanto, estas duas estagiárias colocaram “mãos à obra” e retomaram os seus estágios na manhã seguinte com as suas “Mulheres” na alfabetização Inicial e Digital. E como não poderia ser diferente, antes disso fizeram a habitual paragem no bar dos estudantes para os deliciosos batidos de fresa e naranja, afinal era a hora de retomarem todas as suas rotinas já adquiridas aqui em Ceuta.



Na quinta-feira no final do estágio ainda se dirigiram à faculdade para trazerem os seus certificados do curso “El uso de las pizarras digitales interactivas en educácion".



Mas esta semana não ficou só pelo estágio, na manhâ de sexta-feira aproveitaram para ir visitar a associação “Digmun”, esta nasceu em 2005 e actua sobre a dignidade das mulheres e crianças em risco de exclusão social. Esta associação trabalha diariamente para promover actividades e projectos que ajudem a superar situações de discriminação e desigualdade, promovendo o intercâmbio cultural e intelectual entre as mulheres e entre as crianças de diferentes origens éticas das ordens religiosas. Desenvolve ainda iniciativas de apoio à saúde e ajuda humanitária, alimentos, vestuário, etc. Neste momento, um grande projecto está a decorrer a nível europeu, com a Itália, Letónia e Estónia na área da alfabetização. Sem dúvida que esta visita à associação vai ficar registada em suas mentes, e com muitas ganas de lá voltar.




Quanto ao estágio de Fred, Mipa e Ana, esta semana ficou marcada pela participação dos 3 no processo de selecção dos ingressos para os cursos do próximo “ano lectivo” do centro EQUAL, inserido no Polifuncional do Príncipe. Este centro destina a sua acção a todas as pessoas inseridas em programas que tenham por objectivo a melhoria da qualidade de vida e a formação pessoal e profissional como forma de obter trabalho.



Para o trio esta experiência foi bastante interessante e o facto de poderem participar em todo este processo que decorreu ao longo de dois dias fez com que pudessem visualizar, reter, participar e avaliar a pertinência deste tipo de programas.


Relativamente ao contacto com a equipa de trabalho, este não se cingiu meramente aos dois dias no centro mas também a um conhecimento prévio dos profissionais, instalações e reunião com os mesmos.

Para relaxar um pouco Fred, Mipa e Ana aceitaram o convite de Chicho e foram a Marrocos disfrutar um pouca da praia onde já haviam estado de passagem dias antes tal como referimos antes no post anterior. Esta tarde foi extremamente agradável para estes jovens que tanta vontade têm de disfrutar de novos lugares, novas experiências, culturas, pessoas e essencialmente novas formas de viver a vida. Seguidamente à praia pararam em Rincon para comer uma Zahzah, tipicamente marroquina, e depois puderam andar pelo mercado que se apresenta em plenas ruas da cidade com odores e cores tão características. Para a acabar a tarde em beleza o trio juntamente com Chicho colocaram a “Cereja no topo do bolo tomoando um “Té Moruno” num porto de desportivo situado a poucos km de kabila village.









Com o percurso traçado, Marta e Vanessa foram ainda visitar os “Banhos Árabes”, museu que se encontra muito bem preservado, e que corresponde a restos de uns “ Servicios” que ficava nos subúrbios da Medina Islâmica, que na altura medieval denominado de “ Termas Romanas”.




Seguidamente, juntaram-se ao restante grupo para mais uma reunião na Fundação Crisol tratando de alguns pormenores relacionados com o dia 9 de Junho. Nós sabemos, mais um post e nada de notícias “fresquinhas” sobre o nosso evento, mas está pertíssimo, mais uma semanita e pensamos que já podemos divulgar alguma coisa mais. Quem quiser juntar-se a nós neste dia, pode começar a preparar as malas para rumar até aqui.
 Mas o dia ainda não tinha chegado ao fim, pois ainda tiveram tempo para ir às “Naves”, ao lado da fronteira com Marrocos, que são grandes armazéns muito parecido às nossas zonas industriais, estas vendem de tudo, desde comida, roupa, calçado, entre muitas outras coisas. A diferença é mesmo nos preços, pois as coisas são muito baratas sendo notória a discrepância que existe dos mesmos produtos que compramos no centro.

 Chegava assim o fim-de-semana e com ele cinco bilhetes para a uma peça de teatro: “Trampa Mortal” no Teatro Auditório Revellín. Esta peça estreou-se na Broadway e desde então tem sido a comédia americana mais representada em todo o mundo, que por curiosidade, permaneceu em cartaz mais de três anos.




Em seguida, o bando juntou-se a Godino, a Martina, Heini e Tytti, para um jantar convívio nas “Cruces de Mayo” mas desta vez numa confraria diferente: a da “Hermandad de la Flagelacion”. Por curiosidade, e também, por alguma gula o grupo decidiu pedir um prato de caracóis mas que nada têm a ver com os nossos, pois faltava a especiaria principal: os nossos orégãos!





 O dia de sábado ficou marcado pela chegada dos familiares de Ana, a sua mãe Regina, a irmã Dina, o cunhado Edgar e a pequena Lara sua sobrinha. Com eles trouxeram um delicioso “ Leitão da Bairrada” que deu lugar ao nosso já habitual jantar comunitário, e ainda para acompanhar um fantástico espumante que fez as maravilhas do grupo.





O dia de domingo para Marta e Vanessa foi para recarregar baterias, estas aproveitaram a tarde de sol para dar uma volta pela cidade, terminando assim o passeio no café “Charllote” para tomarem um dos seus deliciosos cafés. Ana passou o dia como guia turística da sua família e quanto ao Fred e Mipa, foram a Marrocos com o casal Jesús e Raquel visitar os mercados de Rincon, Castillejos e Tetúan e de lá trouxeram coisas boas e baratas para o restante grupo provar. Tiveram ainda tempo de parar para almoçar num restaurante situado entre Tetouan e Rincon com características peculiares pois era um talho-restaurante que partilha o mesmo espaço.Ali provaram algumas iguarias marroquinas feitas na brasa que de facto estavam muito saborosas e os fizeram recordar as típicas churrascadas portuguesas.













Aguardem por notícias nossas já na próxima semana!
Boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário