quarta-feira, 20 de junho de 2012

Semana 17 (4-6-2012 a 10-6-2012) - O que é bom acaba depressa



E assim se chegou à ultima semana de projecto e já muita água correu neste rio. No entanto, e apesar de já 17 semanas de aventura estes 5 portugueses continuam com coisas novas para vos contar. Fiquem agora com o último fôlego destes portugueses por terras africanas numa semana cheia de emoções. 

Para Marta e Vanessa, a semana foi emotiva contudo atarefada. Entre o fim dos seus estágios no centro acesor de la mujer, voluntariado na guardería, curso de formação básica social na cruz vermelha, despedidas da alfabetização, despedidas de colegas e professores da salsa, tiveram ainda tempo para participar numas jornadas sobre inclusão social “La fuerza del grupo. Construyendo redes”, que decorreram na faculdade e de visitar o CETI (Centro de instância temporária de imigrantes). O voluntariado no departamento social da cruz vermelha, tem dados a estas duas portuguesas, oportunidade de conhecer duras veracidades como é o caso da imigração. Por razões de sigilo profissional não podemos divulgar fotos nem relatar histórias de vida que tivemos oportunidade de conhecer no entanto podemos dizer-vos que são estas realidades que dão sentido ao seu papel de animadoras e as motivam para atuar sobre elas.

 

Em suma, a semana para estas portuguesas foi o encerrar de um ciclo, onde se terminaram capítulos e fecharam portas na esperança de abrir novas janelas. É muito gratificante olhar para trás e perceber que hoje somos pessoas diferentes daquelas que um dia chegaram a Ceuta. Ao longo desta jornada muita coisa aconteceu, mas o que importa, no entanto, é que cada um de nós tem um caminho a seguir e um destino a traçar. Saudades iremos sentir, mas o que seria da vida sem as lembranças? 


Neste sentido, Vanessa e Marta aproveitam para deixar aqui os maiores agradecimentos e profundo respeito (que sempre serão poucos diante do muito que foi oferecido), àqueles que quando deveriam ser simplesmente professores/orientadores de estágio, foram mestres, transmitindo-nos os seus conhecimentos e experiências, que quando deveriam ser mestres foram amigos e na sua amizade nos compreenderam e nos incentivaram a seguir o nosso caminho. Ana Canca, António, Ana, Esperanza Aguilar , Isabel  Gallardo, Maribel Hernandéz, Miriam Rivero, Maria Angeles Pérez, Preeti , Maica e Maria Jesus Sanz  a tod@s vocês um obrigado !


Eis que depois de um fim de semana de merecido descanso e algum repouso em Marrocos, Mipa Ana e Fred voltam para mais uma semana cheia de afazeres. A segunda feira começa com mais uma aula do curso de Português onde já começa a ser notório um desenvolvimento significativo dos alunos visto que depois de 3 aulas já começam a arranhar o português.

 


 Os progressos alcançados por estes alunos de facto foram espantosos , bem como o seu interesse e empenho mostrado em todas as actividades do curso.  Dois dias mais de curso passados e eis que chega o grande dia: dia de avaliação, de entrega de diplomas e de cerimónia de encerramento que teve direito a umas garrafinhas de vinho do porto oferecidas pelos professores e uns brigadeiros deliciosos com que "Paloma" (uma das alunas) presenteou a todos os que ali estavam.












Com o curso terminado e com os  objectivos mais que atingidos chegava então a hora de celebrar. Pondo agora o trabalho de lado, professores e a equipa da fundação Crisol  juntaram-se, e na companhia do director da Uned e do Consul de Portugal usufruíram de algum tempo de convivio juntos onde houve espaço para falar, jantar e até mesmo cantar com um belo de um karaoke para finalizar a noite. 






Mas mais dias difíceis esta semana trouxe a estes três portugueses, visto que a par de darem o curso de portugueses também tinham a braços a preparação dos últimos ajustes para o dia de portugal bem  como todo o processo de burocracia necessária para terminar os seus contratos de estágio e de programa erasmus. Entre visitas e reuniões, abaixo e acima, assinaturas e carimbos, certificado para ali e diploma para acolá e despedidas seguidas de lágrimas e alguma melancolia, assim foram gradualmente encerrando toda esta jornada em Ceuta. Um ciclo que se fechou mas que continuará presente nas memórias durante muito tempo.




Já por terras africanas, o recém-chegado Tiago Torrinha junta- se ao resto dos seus compatriotas e na noite de 5ª feira foram passar um agradável serão à casa de Armando (um dos alunos do curso de português) onde logo começaram a fazer o aquecimento para o dia do concerto e Tiago foi dando um pouco "o ar da sua graça". Um momento muito especial, acompanhados de “muy buena gente” e arriscando mesmo a dizer que com a melhor vista de Ceuta. Melhor receção era impossível…Não Torrinha?









Chegou então o tão aguardado 9 de Junho. Disfrutando de um passeio de barco, assistindo às conferencias de 3 professores portugueses, aguçando o apetite com tapas e vinhos variados, e escutando a calma das melodias lusas através da voz de Tiago Torrinha assim se celebrou a entrada no dia 10 de junho dia de Portugal. O culminar deste projecto em que estes 5 portugueses investiram o seu tempo e dedicação e agora vêem que tudo resultou com um balanço bastante positivo, em que toda a gente se mostrou agradada, cumprindo assim o grau de satisfação exigido pela magnitude de tal evento. Foi um dia preenchido por várias manifestações culturais que seguramente tocou de alguma forma todos os ceutís dada a sua comparência em massa à sala Ego terminando assim este dia de Festejo Luso.















E foi por tudo isto e mais alguma coisa que também tivemos o reconhecido mérito, Depois de comprovado todo o trabalho desenvolvido aqui por este "bando de portugueses", foi nesta última semana também que o Presidente da Cidade Autónoma de Ceuta fez o convite para comparecermos no seu gabinete felicitando-nos por tudo aquilo que conseguimos realizar num tão curto espaço de tempo, manifestando a sua admiração pela cultura portuguesa e realçando a relação histórica entre ambos os povos e a importância de continuar a fazer história juntos. 

Até breve Pérola do Mediterrâneo ...  


Sem comentários:

Enviar um comentário